INSANIDADE COLETIVA: O império de Valdemiro

domingo, 28 de março de 2010

O império de Valdemiro

Milagres e milhões
Com promessas de cura e até de ressurreição, o apóstolo Valdemiro Santiago transformou sua Igreja Mundial num novo império evangélico
 
– Uma das histórias que mais me impressionou (sic) foi de um homem que morreu. Como se diz no Nordeste, ele estava na pedra. A família já tinha recebido atestado de óbito. A filha dele chegou em mim na igreja, me abraçou e disse: “Se o senhor disser que ele está vivo, ele viverá”. O que houve ali foi pela fé dela. Comovido, respondi: “Então, está vivo”. Quando ela voltou para casa, estavam se preparando para velar o corpo e receberam a notícia de que o homem havia voltado à vida. Os médicos tentaram justificar, mas não conseguiram entender como o coração dele voltou a bater. Foi uma ressurreição.

O relato acima foi feito em 2009 pelo líder evangélico Valdemiro Santiago de Oliveira numa de suas raras entrevistas, concedida a uma publicação evangélica chamada Eclésia.

Alto, negro, extrovertido, de fala rouca cheia de erros de português e forte sotaque mineiro, Valdemiro, de 46 anos, é o criador, líder absoluto e autoproclamado “apóstolo” da Igreja Mundial do Poder de Deus. Caçula entre as neopentecostais, a igreja foi fundada em 1998, em Sorocaba, interior de São Paulo. Mineiro de Palma, região de Juiz de Fora, Valdemiro gosta de se definir como “homem do mato” ou “um simples comedor de angu”. Na pregação diária de bispos e pastores e no boca a boca de milhares de fiéis, é reverenciado como milagreiro. Além de afirmar ressuscitar os mortos, cultiva a fama de curar de aids, câncer, cegueira, surdez, tuberculose, hanseníase, paralisia, alergias, coceiras e dores em qualquer parte do corpo e da alma. Num domingo com três cultos, Valdemiro chega a apresentar mais de 30 testemunhos de cura. ÉPOCA tentou falar com Valdemiro durante dois meses. As solicitações foram feitas por meio de assessores e bispos e diretamente a ele, na saída de cultos. Em duas ocasiões, ele prometeu dar entrevista, mas nunca agendou.

Dissidência da Igreja Universal do Reino de Deus, a Mundial é a menos organizada das evangélicas. Seus templos têm instalações precárias. A pregação é classificada por alguns como “primitiva”. Há gritos, choros e performances espalhafatosas. Até suas publicações são visivelmente mais pobres que as das concorrentes. Apesar de fazer quase tudo no improviso, a Mundial já é considerada o maior fenômeno religioso do Brasil desde a criação da Igreja Universal, em 1977, sob a liderança do bispo Edir Macedo. Mais que isso, a Mundial começa a se firmar como ameaça ao império que a Universal ergueu no campo das neopentecostais.

Carismático, intuitivo, meio desafiador, meio fanfarrão, Valdemiro comanda uma estrutura que, de acordo com números da igreja, reúne 2.350 templos, cerca de 4.500 pastores e tem sedes em mais 12 países. Só em aluguéis de imóveis para cultos a Mundial gasta R$ 12 milhões por mês, segundo estima o diretor de compras da igreja, Mateus Oliveira, sobrinho de Valdemiro. Em número de templos, a Mundial superou duas de suas três concorrentes neopentecostais: a Internacional da Graça, do missionário R.R. Soares, e a Renascer, do casal Estevam e Sônia Hernandes. Nos últimos dois anos, a Mundial praticamente multiplicou por dez seu tamanho (em 2008, eram 250 templos). Mantido o atual ritmo de crescimento, ela ultrapassaria a Universal até 2012. A igreja de Edir Macedo afirma ter 5.200 templos e 10 mil pastores.

Uma característica nova na expansão da Mundial está naquilo que o sociólogo Ricardo Mariano, estudioso de religião na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, chama de “pescar no próprio aquário evangélico”. Estudos sugerem que a maior parte dos seguidores da Mundial veio de outras neopentecostais, principalmente da Universal. Poucos eram do meio católico, tradicional fornecedor de fiéis para denominações evangélicas. “Calculo que mais de 50% dos membros da Mundial saíram da Universal, uns 30% da Internacional da Graça e o resto das demais evangélicas ou outras religiões”, diz Paulo Romeiro, professor de teologia da Universidade Presbiteriana Mackenzie e autor de um livro sobre a igreja.

Na cúpula da Mundial, a presença de ex-membros da Universal é expressiva. Estima-se que 90% dos bispos e até 80% dos pastores tenham sido formados por Edir Macedo. O próprio Valdemiro tem origem na Universal, onde atuou por 18 anos. O apetite com que a Mundial avança sobre a Universal aparece até na distribuição geográfica dos templos. Valdemiro tem predileção por instalar igrejas em imóveis que já foram ocupados pela Universal.

Parte do encanto de Valdemiro está na imagem messiânica que ele construiu em torno de si, contando histórias mirabolantes. A mais espetacular está no livro O grande livramento: ele descreve um naufrágio que sofreu em Moçambique em 1996, quando ainda era da Universal. Valdemiro diz que ele e três conhecidos foram vítimas de uma sabotagem, que fez a embarcação afundar a 20 quilômetros da costa. A partir daí, a história ganha ares cinematográficos.

Valdemiro na época pesava 153 quilos (anos depois, ele faria uma cirurgia de redução de estômago). Ele diz que deu os únicos três coletes aos colegas e começou a nadar a esmo. Diz ter nadado oito horas “contra forte correnteza”, “ondas gigantes” e cercado por “tubarões-brancos assassinos” e “barracudas agressivas”. Na travessia, prossegue sua narrativa, um pedaço de sua perna foi arrancado e seus olhos foram queimados por “águas-vivas gigantes”. Quando finalmente chegou à praia, diz ele, dormiu na areia e acordou nos braços de dois estranhos, “africanos seminus”. “Tive a clareza de que os anjos do Senhor haviam me visitado e me dado o livramento”, diz. Dos três companheiros, dois morreram e um foi resgatado. Na época, jornais noticiaram o naufrágio, mas muita gente na igreja duvidou do relato. Um bispo foi à África fazer uma sindicância, mas isso não sanou as dúvidas.

Valdemiro também conta outros três causos de “livramento”. Diz que, numa ocasião, caiu do 8º andar de uma obra, mas nada sofreu. Afirma também que, passeando de carro “na África”, uma bomba de um campo minado explodiu “arremessando nosso carro uns 3 metros para o alto”. Diz ainda que sofreu uma tentativa de assassinato, mas os “matadores profissionais” erraram os cinco tiros. “Assustados, jogaram o rifle para dentro do carro e fugiram”, afirma.


LOL. O cara é ninja mesmo.

Fonte: Época.

26 comentários:

Anônimo disse...

Isso Que Fazem Com O Apóstolo é Ridicúlo Essas Pessoas O Confundem Com Elas Próprias O Apóstolo é Honesto Não Precisa do Dízimo Pra Viver! Eu Acredito Nele! e que Deus Tenha Miséricordia Dessas Pessoas Que Tentam Derrubar O Apóstolo Mas Não Vão Conseguir! Pq Deus Não Falha!!!!

Darlisson disse...

Isso que o 'apóstolo' faz é ridículo. Ele confude as pessoas, não precisa de trízimo, mas o quer. Não acredito nele. E Yahê não falha por que não existe. XD.

Anônimo disse...

Quem Não Existe é vc Seu Imfeliz!!!

Darlisson disse...

Entonce fica tudo na merma, seu indiota!!!

Anônimo disse...

C DEUS não existisse vc não viveria ou melhor esse mundo não existiria!!!!
toma cuidado seu ateu q um dia vc vai sofrer as consequências!!!!

Darlisson disse...

Sim, e onde está a lógica disso?

'Se dEUs não existisse não haveria vida...' wtf!? em que se baseia? ah, tah. A bibra...

Anônimo disse...

Olha cara, religião, crença cada um tem sua, você não é obrigado a acreditar ou nãp, agora você não pode acusar uma pessoa que vc não conhece de enganar as pessoas, ele prega o evangelho, e não fica querendo arrancar o dinheiro dos outros,como certas dominações fazem, mandando vender a casa, o carro, e seus bens para dar para o "SENHOR" ele simplesmente diz o q esta na biblia, que temos que devolver o dizimo para a "CASA' do senhor, e ainda mais, não é ele que cura, ele deixa isso muito claro em suas orações, em suas pregações e nos testemunhos, é Jesus quem cura, ele apenas usa a fé dele, para que outros pessoas acreditem que Deus pode salva-las, e cura-las de suas doenças, o milagre não é feito por ele, o milagre é feito por Deus, ele nunca chegou a falar que foi ele que curou alguem, e nos livramentos que ele, se alguém nao quiser acreditar, o probema é de cada um, quem acredita,sabe que foi Deus que o salvou,se nao acredita,ninguem podefazer nada,porque ninguem é obrigado a acreditarem ninguem!!!

Darlisson disse...

"agora você não pode acusar uma pessoa que vc não conhece de enganar as pessoas, ele prega o evangelho, e não fica querendo arrancar o dinheiro dos outros,como certas dominações fazem"

"(...) E NÃO FICA QUERENDO ARRANCAR O DINHEIRO DOS OUTROS, COMO CERTAS DOMINAÇÕES FAZEM (...)"

Onde está o direito de acreditar ou não, quando alguém põe o dedo em sua cara e fala: "Você tem o direito de não acreditar, MAS ELE EXISTE, SEU IDIOTA, QUER QUEIRA QUER NÃO, E VOCÊ IRÁ QUEIMAR NO INFERNO POR SUAS BLASFÊMIAS! Paz do senhor, irmão..." ?

samela imoveis disse...

Isso não e de Deus, alguns o senhor escolheu para si outros são apenas criatura e não filhos.
Peco a Deus que ele mude os seu coração e que a palavra de Deus possa alimentar o teu espirito, triste e você viver e não acreditar no pai que zela por você, por ele ser tão misericordioso. Jesus te ama ele quer te salvar e te dar uma vida eterna creia e você Vera a gloria de Deus em sua vida.amem!!!!!!!

Darlisson disse...

@samela imoveis
"triste e você viver e não acreditar no pai que zela por você, por ele ser tão misericordioso."

Eu acredito muito no meu pai, ele sim zela por mim, e é o maior exemplo que tenho a seguir. E o nome dele não é Jesus, pra constar. XD

Anônimo disse...

REVISTA ÉPOCA.
O APÓSTOLO VALDEMIRO NÃO COMETE TANTOS ERROS ASSIM QUANTO À NORMA GRAMATICA DA LP. OCORRE QUE SE A REVISTA NÃO SABE, ELE FALA AO VIVO, NÃO SE PREPARA ANTES E NÃO PRECISA POSSUIR DIPLOMA PARA CONHECER A LÍNGUA, NO QUE SE REFERE A ELE, FALAR MUITO, ESCREVER LHE BASTAM, MESMO PORQUE ELE NÃO É ALGUÉM COMUM QUE NÃO FREQUENTOU TANTO A ESCOLA E PRONTO. ELE TEM ÓTIMO QI, JÁ REPAROU COMO É ESCRITA A BÍBLIA? NÃO HÁ LIVRO NO MUNDO, MESMO DE INTELECTUAIS, QUE HÁ PERFEIÇÃO NO EMPREGO DOS TRÊS CASOS DE PRONOMES OBLÍCUOS, DE VERBOS ETC...
QUANTO À QUESTÃO DE REGÊNCIAS E OUTRAS CONCORDÂNCIAS, TODOS CORREMOS O RISCO DE ERRAR, ENGANAR-SE E DEPOIS, É MELHOR A REVISTA LER OS LIVROS DE MARCOS BAGNO, PARA ENTENDER QUE ANTES DE SE ATENTAR PARA O CUIDADO COM A LÍNGUA PORTUGUESA E IMPORTANTE O EMISSOR PRESTAR ATENÇÃO EM SEU RECEPTOR, NO PÚBLICO ALVO QUE É MISTO.
ROSELY

Anônimo disse...

APÓSTOLO VALDEMIRO NÃO ENGANA, AS REVISTAS ENGANAM.

Anônimo disse...

CREDO QUANTAS PESSOAS IGNORANTE,MEU DEUS QUANTA GENTE QUE TÁ NECESSITANDO DE DEUS ESTÃO CEGOS:A PALAVRA DE DEUS DIZ:SEM FÉ É IMPOSSIVEL AGRADAR A DEUS C O HOMEM DE DEUS FAZ UM PROPÓSITO É PARA ABENÇÕAR AS NOSSAS VIDAS...
VOU ORAR POR VCS QUE VCS ESTÃO DANDO BRECHAS PARA O DIABO...
NÃO SOU DA IGREJA DESSE HOMEM DE DEUS MAIS SOU APAIXONADA ´PELA ESSA OBRA POIS TD QUE É DE DEUS É BOM...

Anônimo disse...

E no final de tudo,
Isso acontecerá!
Todo joelho se dobrará e toa língua confessará que Jesus Cristo é o Senhor. O sábio é aquele que se cala.

HONORIO NETO disse...

TRISTE IMAGINAR QUE AS PESSOAS NEM SABE O QUE E TER FE POIS CREDITA A ESTE CHARLATAO TUDO QUE SE E CAPAZ QUANDO ACREDITA-SE EM DEUS.

Anônimo disse...

O que esta acontecendo com o Apostolo e o mesmo q acontecia com Noe miguem acreditava q iria acontecer o diluvio num belo dia todos foram pego de surpresa e so salvou Noe e sua familhia e um casal d cada animal vcs q não acredita pode ter certesa q tudo isto q e pregado pelo Apostolo e a + pura verdade de todo otempo

Anônimo disse...

Se vc acredita tanto e confia nele pq vc não põe seu nome ai??Acorda pra vida. Deus não precisa de dinheiro,Deus só pede devoção absoluta. Algumas pessoas usam de má fé para cegar outras, a doação tem que ser espontânea de coração e quanto cada um pode dar,ñ um valor estipulado por homens.Afffffffff me poupe.
Abram os olhos á lobos com pele de cordeiro, (nem todo aquele que me disser senhor senhor será salvo...)O que falta a esses pastore é trabalhar e ganhar o pão de cada dia com o suor do seu rosto, ñ do rosto do dizimistas, que é na maioria das vezes o que acontece.ACORDEM quero que me mostrem na bíblia e me mostre que Deus pede 10% Jesus10% e o Esprito Santo mais 10%.LEIA JERMIAS 25:34 AO 36 Uivai, pastores, e clamai, e revolvei-vos na cinza, principais do rebanho, porque já se cumpriram os vossos dias para serdes mortos, e dispersos, e vós então caireis como um vaso precioso.
E não haverá refúgio para os pastores, nem salvamento para os principais do rebanho.
Voz de grito dos pastores, e uivos dos principais do rebanho; porque o SENHOR está destruindo o pasto deles.
37 Porque as suas malhadas pacíficas serão desarraigadas, por causa do furor da ira do SENHOR.

Anônimo disse...

BANDO DE OTARIO

Anônimo disse...

Vamos la galera depositar nossa fé em Deus, depositando 7 milhoes de reais na conta da igreja!

Anônimo disse...

E o cara lá em cima está dizendo que ele passou pelas mesmas coisas que Noé passou. Noé não tinha fazendas e nem milhares de cabeças de gado, muito menos aviões. É, tem gente besta pra tudo, é por isso que ele está milionário e vocês pobres. Continuem doando o suado salário mínimo que vocês recebem para este cara descansar com a esposa em sua humilde fazenda de 29 milhões.

Anônimo disse...

10% em nome do pai
10% do filho
10% espírito santo
"Pra mim"

De humilde esse ladrão ñ tem nada, consegue induzir as pessoas com palavras, convencendo as pessoas vulneráveis!!!

Tem que ir para a cadeia...ladrão!

Anônimo disse...

Waldemiro é apenas mais uma vítima daquilo que ele e macedo criaram sob o olhar de satanás: uma seita perniciosa que faz comércio da fé.

MALUS MALECATUN disse...

A fé remove montanhas... e o dinheiro dofiel compra fazendas, casas, aviões, helicopteros, carros de luxo, gado e até terreno no céu. gente se vc é alienado e cai no papo de um xarlatão... me perdoa, MAS VC TEM MAIS É Q SE FUDER BANDO D BESTA!!!!


DEUS PERDOA, EU NÃO
JESUS TE AMA, EU NÃO


TE VEJO NO INFERNO!!!

Anônimo disse...

E tem gente que ainda defende esse "apóstolo"... por favor né!!!!

Quem ainda acredita merece ser roubado cade vez mais, para ver se na dor percebe que essezinho ai que se diz fiel a Deus... ñ passa de um charlatão!!!!!

Abre o olho...o diabo tbm conhece a palava de Deus!

dani disse...

eu nao acredito nesse apostolo falso e cara de pau, Jesus veio ao mundo e nunca precisou de um centavo pra viver, andava a pe e dormia em hospedarias, campos etc. Nunca teve luxo, burro sao essas pessoas que tiram dinheiro do sustento pra dar pra um falso profeta.

Anônimo disse...

Adriana
Uma coisa é certa, a voces que nao acreditam em Deus.
Quando estiverem em um leito de enfermidade, onde o medicina nao achar mais alternativas de cura para sua vida, e voce estiverem olhando para o teto do seu quarto a quem pedirao misericordia?
Quanto ao Apostolo? Acredito sim que ele é um ungido de Deus para abençoar aqueles que creem.
Aos que nao creem sinto muito. Afinal o Sol nasce para todos.
Quem ja ouviu ou viu que o diabo faz o BEM?